segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fins de semana e professores...

Sim, esqueci de postar semana passada por causa do feriadão. Mas cá estou de volta. Antes de falar oq interessa, só pra constar: O feriadão semana passada foi maravilhoso, a festa da pedagogia foi maravilhosa, o RPG foi supremo outra vez e o show do Victor e Leo foi ótimo. Só pra comentar do RPG, a cada mesa a gente fica mais entusiasmado. Eu achava q a coisa tava boa, agora é que vai começar a ficar quente! Lá vamos nós pra guerra! E viva o Márcio que ressussitou (literalmete) E um BAKA! Pro mestre mau que quase matou a gente outra vez... ¬¬ Mas tá, Merece um YUPI!!! Pq as mesas têm sido maravilhosas.

Este fim de semana tb foi Mara! Festa sábado, q foi tudo de bom, Níver da BETA (amor da minha vida) ontem. Parada Gay, lanche com o pessoal do Chat da UFPEL e Beta dormindo lá em casa. Resultado: fomos dormir as 2h30 da manhã; =P


Mas, à parte dos acontecimentos dos meus fins de semana, queria falar sobre algo que passou a semana passada na minha cabeça. Quinta, dia 15 de outubro, foi o Dia do Professor. Várias pessoas os parabeniram em seus twitters, msn's e blogs. Comentários, como "q cada vez tenhamos mais professores inspirados em conhecer e ensinar", "dedicados aos alunos" e "buscando sempre crescer" povoaram a internet. Quase completei o pensamente de um conhecido via twitter, mas achei q não era hora nem lugar para criar conflito. As palavras todas foram mto bonitas e agradeço à quem lembrou q, apesar de ainda não estar formada, tb sou professora. Mas queria eu modificar os votos para: "q o dia do professor lembre aos governantes a importância da educação, a importância de oferecer aos jovens de hoje uma educação de qualidade e que cada vez mais a profissão seja valorizada e bem vista, com melhorias de salários reais, planos de carreira decentes e condições favoráveis de trabalho". Estudei em uma escola estadual do pré à 8ª série. Tive professoras maravilhosas que, apesar de toda dificuldade, procuravam nos ensinar da melhor maneira possivel. Inventavam projetos, contavam histórias, cantavam músicas para nos fazer aprender. Vejo a tragetória da minha mãe como alfabetizadora em uma escola miserável, os esforços dela para ensinar a todos, lembro dela levando lanche para os alunos nos dias q a escola não tinha merenda pq ela sabia q mtos só iam à aula para comer, pois esta seria sua única reifeição durante o dia. Ouço tanta gente reclamando dos professores, das greves, das aulas ruins. É muito fácil falar dos que erram. Mas e os que acertam? Custa um elegio, custa um pouco de reconhecimento? Estes inúmeros professores e professoras que lutam contra todas as dificuldades pessoais e financeiras, que educam e se dedicam por amor aos alunos, amor à educação e levantam todos os dias prontos para enfrentar a deplorável situação da educação brasileira merecem todo nosso reconhecimento e gratidão. Apesar de atrasado, quero dedicar o Dia do professor e este post à todas as professoras da minha vida q serviram de inspiração para eu seguir o rumo q tomei hj nas trilhas da pedagogia e da educação. Posso esquecer de citar alguem, mas acho q nomes devem ser dados aos bois (ou professores): Primeiro a minha mãe, q é o espelho onde me reflito para ser uma professora excepcional como ela; a profª Regina, q me deu ala na 3ª série e por causa dela quero trabalhar com esta mesma etapa; a profª Patrícia, q me ensinou história em quase todo fundamental de forma prática e crítica, e me transformou em uma mulher de opinião própria; a prfª Iara, de ciências, com uma tragetória de vida dificil e um amor à educação latente, com coragem para romper com a barreira dos muros da escola e levar para aulas práticas turmas de 40 alunos, sozinha, e a realizar os mais maravilhosos projetos; a profª Marilena, de história da 8ª, q nos encantava transformando-nos nos personagens dos aconteceimentos por ela narrados. A profª Elenice, de matemática, que nos ensinava a "pescar zeros" e a orar antes das provas, para q "não tivéssemos vidas de cão, estudando todo verão pra passar na recuperação". À todas elas e muitas(os) outras(os), o meu mais sincero agradecimento! Obrigada por tudo!

Sei q o post ficou gigante, mas algumas coisas precisam ser ditas sem meias palavras. Sinceramente, há mto mais sobre isso pra eu dizer, mas por momento creio q basta. Vamos agora pensar: estou valorizando o trabalho deste profissional q, de alguma forma, se esforça para me transmitir o tanto q ele sabe?

Um beijo e uma boa semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

Percebi que tu se ausentou um daqui. haha Ainda bem que foi para aproveitar! *-*
Bom, quanto ao assunto dos professores, eu esqueci de dar as parabenizações pelo teu dia! Me perdoa? :~ IUAEHIAUHIH
Não posso dizer que nunca falei mal de nenhum professor, pois isso seria mentira. Mas também já elogiei (e elogio) muitos deles, que fazem um enorme esforço para passarem conhecimento pra gente. Eu admiro e muito esta profissão e creio que ela precisa de mais valorização, pois dedicação e paciência para ensinar (aprender é uma das melhores coisas da vida) é um dom que poucos possuem... e tu nasceu com ele! Então um PARABÉNS mais que atrasado, mas o que vale é a intenção! ;)

Beijo minha linda!

Unknown disse...

Professora Regina! Também lembro dela com grande carinho! Nossa, o tempo passa...

Quanto ao restante do post, serei sucinto: concordo com cada palvra.

Abraços menina :)