terça-feira, 6 de outubro de 2009

Atrasada de novo!

Mas tudo bem, o blog é meu e eu posto quando eu quiser/puder.

Hoje não vou falar do fiasco do Grêmio nem da maravilhosa vitória do Xavante. Nem vou comentar que o diretor da escola onde eu trabalho pediu demissão e foi embora sorrateiramente no meio da noite, sem a gente saber pq.

Hoje eu vou falar de algo que eu achei muuuito legal e interessante. Há algumas semanas, uma das funcionárias que fazem a limpeza aqui veio me pedir um livro de filosofia. Isso mesmo, filosofia! Ela disse que queria saber mais sobre, já que nunca tinha tido acesso (ela não usou essas palavras, mas foi o que ela quis dizer). Entreguei à ela O mundo de Sofia. Confesso que eu nunca li o livro inteiro, mas ele trata a filosofia de forma explicatica em meio a um mistério . O livro é bem grande, mas decidi recomendá-lo mesmo assim. Ontem ela me devolveu ele. Leu todo. Disse que não entendeu muita coisa, por que era muito difícil, mas leu o livro todo. Fiquei me perguntando se realmente brasileiro não gosta de ler, nem de estudar. Fiquei pensando nos alunos que estão em aula, que não colaboram, não estudam, não se esforçam. E fiquei pensando na funcionária esta, com tanta sede de saber e conhecer e sem oportunidade. Sem alguém que sente ao seu lado e lhe tire as dúvidas, lhe explique o que acabou de ler e descobrir. Vejo tanta gente na sala de aula que não dá nenhum valor para o professor, ou para a escola. E vejo ela querendo saber, querendo ler, querendo conhecer. Ah, se eu pudesse pegar estes maus alunos, mostrar para eles como a vida aqui fora é difícil, e que a única arma que eles têm contra isso é o conhecimento! Mostrar quantas pessoas sonham em ter a oportunidade que eles têm! Como eu fico feliz ao ver um aluno sentado no chão estudando antes da entrada, ou na biblioteca lendo um livro no intervalo. A vida não é só computador, jogos, msn e orkut. Não é só baladas, roupas, maquiagens e ficadas. A vida é aprender, conhecer, buscar e crescer. O tempo perdido no computador, nas baladas, nas ficadas passa. O conhecimento e a aprendizagem ficam, e são eles que vão determinar o futuro. Ah, se os alunos descobrissem o prazer de estudar...

E não, não sou contra computadores, orkut's, baladas e ficadas. Também gosto de sair, curtir, papear, ficar de bobeira. Mas tudo tem um limite e vivemos hoje uma incrível inversão de valores, onde é mais bonito dizer que passou na prova com a média sem estudar do que tirar dez dizendo que estudou. Mas a vida é seletiva. Como diria Bill Gates "Seja simpático com os estudiosos - aqueles estudantes que os demais julgam que são uns idiotas. Existe uma grande possibilidade de vocês virem um dia a trabalhar para eles".

E para terminar, do mesmo gênio acima citado: "É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros."

Mas aí, já é outro assunto...

Um beijo e uma ótima semana para todos!

^^

2 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente adorei o que falastes! E eu tenho exemplo desses "maus alunos" convivendo quase diariamente comigo, na mesma aula. Confesso que sou bem preguiçosa em relação aos estudos (apesar de ter boas notas sempre), tem dias em que o computador me chama mais atenção do que um livro escolar. Mas, eu me esforço pra estudar sim. Afinal é só isso que vai te destacar na vida e te garantir um futuro bom. Também conheço pessoas que não tiveram acesso à escola e possuem muita sede de conhecimento. Isso é uma realidade aqui no Brasil, mas tenho fé de que um dia esse cenário mude!
Beijo lindona!

Maurício disse...

Ótimo texto, parabéns!

Vou continuar visitando teu blog.. ^^